19.11.09

Explicando como fazer a patchcolagem

7 Comments

Eu aprendi a técnica de patchcolagem no site da Luciane, o Minha casa, Meu mundo. Então, como vi que vcs querem aprender, pedi a querida Luciane autorização para postar o PAP que ela fez.
Ela muito carinhosamento me cedeu esse direito e aqui está o PAP com suas próprias palavras e imagens:

Material: Risco ou molde (aqui no blog tem vários) | Tecidos variados | Ferro de passar |  Tesoura para papel e outra para tecido | Agulha e fio para fazer o caseado | Papel termocolante ou papel cola. 
 Passo a Passo: 1. O papel cola tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca. Como o papel cola é caro, tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho, depois você usa para pequenos detalhes como olhos.



2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido. Não esqueça: face brilhante sobre o avesso!! Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.

3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante). Existem papéis cola que precisam de ferro a vapor ou ferro morno, pergunte antes ao fornecedor. Este que indiquei é para usar com ferro bem quente e seco (se tiver vapor a cola não passa totalmente para o tecido). Cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.

4.Uma vez colado, recorte o motivo na linha do risco.

5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.

6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou. Este desenho é muito simples, mas existem moldes complicadíssimos e cheios de pequenas partes. É preciso ter paciência e cuidado ao sobrepor cada uma delas.

7. Cole as várias partes que compõe o molde com o ferro bem quente, até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.
Dê leves “pancadinhas” com o ferro, não esfregue como se estivesse passando roupa, para não correr o risco das partes se moverem (uma vez coladas, não tem como consertar os erros).

8. Uma vez colados os tecidos, faça o caseado por toda a volta. Ele serve para que o tecido não desfie e também é muito decorativo.



Beijos queridonas!!!!

7 comentários:

Ana Patricia Almeida 19.11.09

Adorei a técnica, assim que tiver um tempo livre vou me aventurar nas artes novamente.

Unknown 10.1.10

Por favor me responda...só posso colar com o papel colante? posso colar com cola de pano? quero fazer uma camiseta para minha filha e preciso de dicas, já que eu não tenho muito dons para essas coisas lindas.
obrigada!

sandra 1.3.11

Olá Tamy vc é maravilhosa. Obg pela postagem com as dicas. Estou iniciando nessa área e amei esse passo a passo. Deus te abençoe abraços http://sandraxany.blogspot.com

Bebeti 23.5.11

Oi adorei suas dicas adoro fazer essas artes ,suas dicas me animou bjinhos seu trabalho é ótimo!

Anônimo 13.11.11

gostei muito.!!!!!!!!voce deu passo a passo,são pessoas como voce que precisamos para divulgar o artesanato,porque tem tanta gente egoista que não quer dar as dicas. obrigada ,que Deus te ilumine

Anônimo 20.11.11

adorei seu passo a passo,amo fazer artesanato




Oi querida ,sou artesã desde 1970, amotodas as formas e jeitos de fase-los . Adorei seu passo a passo, obrigada pelo seu desprendimento en dividir o que sabes
Deus te proteja e te ilumine junto ao seu esposo

Postar um comentário

Comenta gente!!! Vai!!!!