19.11.09

Explicando como fazer a patchcolagem

7 Comments

Eu aprendi a técnica de patchcolagem no site da Luciane, o Minha casa, Meu mundo. Então, como vi que vcs querem aprender, pedi a querida Luciane autorização para postar o PAP que ela fez.
Ela muito carinhosamento me cedeu esse direito e aqui está o PAP com suas próprias palavras e imagens:

Material: Risco ou molde (aqui no blog tem vários) | Tecidos variados | Ferro de passar |  Tesoura para papel e outra para tecido | Agulha e fio para fazer o caseado | Papel termocolante ou papel cola. 
 Passo a Passo: 1. O papel cola tem duas faces, uma fosca e outra brilhante. A face brilhante é a cola. Ao copiar o molde, risque sobre a face fosca. Como o papel cola é caro, tente aproveitar todos os cantinhos e guarde o que sobrar em um potinho, depois você usa para pequenos detalhes como olhos.



2. Copiado o desenho, recorte (com a tesoura para papel) deixando alguns milímetros de margem. Coloque o papel cola com a parte brilhante sobre o avesso do tecido escolhido. Não esqueça: face brilhante sobre o avesso!! Se você fizer o contrário vai encher seu ferro de cola.

3. Passe com ferro quente seco, SEM VAPOR, até que levantando uma pontinha você perceba que a cola passou para o tecido (ele vai ficar brilhante). Existem papéis cola que precisam de ferro a vapor ou ferro morno, pergunte antes ao fornecedor. Este que indiquei é para usar com ferro bem quente e seco (se tiver vapor a cola não passa totalmente para o tecido). Cuidado para não queimar. Se o papel amarelar, a cola perde o efeito.

4.Uma vez colado, recorte o motivo na linha do risco.

5. Retire o papel cola com cuidado para não desfiar o tecido.

6. Sobreponha os tecidos já recortados com a cola (parte brilhante) para baixo, montando com cuidado o molde que você recortou. Este desenho é muito simples, mas existem moldes complicadíssimos e cheios de pequenas partes. É preciso ter paciência e cuidado ao sobrepor cada uma delas.

7. Cole as várias partes que compõe o molde com o ferro bem quente, até que os tecidos fiquem perfeitamente colados uns nos outros.
Dê leves “pancadinhas” com o ferro, não esfregue como se estivesse passando roupa, para não correr o risco das partes se moverem (uma vez coladas, não tem como consertar os erros).

8. Uma vez colados os tecidos, faça o caseado por toda a volta. Ele serve para que o tecido não desfie e também é muito decorativo.



Beijos queridonas!!!!

7 comentários:

Ana Patrícia 19.11.09

Adorei a técnica, assim que tiver um tempo livre vou me aventurar nas artes novamente.

Helena Maria 10.1.10

Por favor me responda...só posso colar com o papel colante? posso colar com cola de pano? quero fazer uma camiseta para minha filha e preciso de dicas, já que eu não tenho muito dons para essas coisas lindas.
obrigada!

Virginia 15.9.10

Oi querida, vou te linkar no me blog porque tem bastante pessoas me pedindo o PAP e o seu é otimo.
bjinho
Virginia
http://virartes.blogspot.com

sandra 1.3.11

Olá Tamy vc é maravilhosa. Obg pela postagem com as dicas. Estou iniciando nessa área e amei esse passo a passo. Deus te abençoe abraços http://sandraxany.blogspot.com

Bebeti 23.5.11

Oi adorei suas dicas adoro fazer essas artes ,suas dicas me animou bjinhos seu trabalho é ótimo!

Anônimo 13.11.11

gostei muito.!!!!!!!!voce deu passo a passo,são pessoas como voce que precisamos para divulgar o artesanato,porque tem tanta gente egoista que não quer dar as dicas. obrigada ,que Deus te ilumine

Anônimo 20.11.11

adorei seu passo a passo,amo fazer artesanato




Oi querida ,sou artesã desde 1970, amotodas as formas e jeitos de fase-los . Adorei seu passo a passo, obrigada pelo seu desprendimento en dividir o que sabes
Deus te proteja e te ilumine junto ao seu esposo

Postar um comentário

Comenta gente!!! Vai!!!!